2ª Semana de Informática em Saúde - CT/UFES
Na semana dos dias 6 a 11 de outubro de 2025 acontecerá no Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a 2ª Semana de Informática em Saúde. O evento está sendo organizado pelo Laboratório de Informática em Saúde (LIFE) e tem como objetivo promover a integração entre a comunidade acadêmica, profissionais e a comunidade externa através de palestras, apresentações de projetos, minicursos e oficinas na área. Além do LIFE, o evento conta com participação de outros laboratórios e projetos da UFES, como o Human Centered Systems Lab (HCS) e o Padtech, e parceiros externos como o ICEPi - Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde e Samsung R&D Institute Brazil - SRBR.
O evento é 100% gratuito e ocorre dentro da Semana do Conhecimento da UFES e a mostra de projetos será parte do CT de Portas abertas. Será uma oportunidade para conhecer mais sobre a área de Informática em Saúde e suas aplicações, bem como interagir com profissionais e pesquisadores da área. A programação completa é descrita a seguir, com eventos para diversos públicos alvos.
Programação
Segunda-feira (06/10/2025)
-
Palestra: Tecnologias Vestíveis, Inteligência Artificial e Reabilitação
- Palestrante: Thomas Beltrame
- Afiliação: Head of Part (Fitness and Wearable) - Samsung R&D Institute Brazil - SRBR
- Público Alvo: qualquer pessoa que se interessa pelo tema
- Local: Canal do LIFE no Youtube
- Horário: 20h
- Link para os slides: Slides
Terça-feira (07/10/2025) e Quarta-feira (08/10/2025)
-
Mostra de projetos: apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos na UFES durante o CT de portas abertas 2024. Haverá uma trilha específica para projetos de informática em saúde, com apresentações de projetos do LIFE, HCS, Padtech e ICEPi.
- Local: CT-XIII - Sala 02
- Horário: 9h às 16h
- Público alvo: qualquer pessoa interessada em conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos na UFES. As trilhas serão realizadas com alunos do Ensino Fundamental e Médio que estarão participando do CT de portas abertas.
- Inscrição: não é necessária, basta comparecer no local
Principais projetos a serem apresentados:
-
vWalker: é um andador robótico que auxilia na mobilidade de pessoas com dificuldades motoras, integrando sensores para segurança e uma interface de realidade virtual (RV). Ele usa jogos sérios para ensinar o uso do dispositivo de forma interativa e realista, ajustando a dificuldade conforme o usuário interage com obstáculos. Essa combinação de tecnologia assistiva e RV aprimora a reabilitação, aumentando a confiança e o engajamento.
-
Software de triagem de lesões de pele: é um software que utiliza técnicas de processamento de imagens para auxiliar na triagem de lesões de pele. O software é capaz de identificar lesões suspeitas e classificá-las de acordo com o risco de malignidade. O objetivo é auxiliar profissionais da saúde na identificação precoce de lesões de pele malignas, aumentando a eficácia do diagnóstico e tratamento.
-
Software para Agilizar a Identificação de Hemorragias Intracranianas: Hemorragias intracranianas são lesões que podem levar a sequelas graves e até à morte. A agilidade na identificação da lesão e início do tratamento é um dos principais fatores para reduzir seus efeitos negativos. Este software utiliza redes neurais artificiais para analisar tomografias computadorizadas do crânio e calcular a probabilidade de existência de hemorragias nos exames. A fila de atendimento de médicos radiologistas é ordenada com base nestas probabilidades. Com objetivo de auxiliar os médicos na análise das imagens, o software ainda destaca as regiões com indícios de sangramento.
-
Sutura de lesão de pele através de simulador de gel: membros do PAD-UFES e do Padtech demostrarão como eles realizam uma sutura de lesão de pele utilizando um simulador de gel. O simulador é uma alternativa para treinamento de sutura, permitindo que os alunos pratiquem a técnica sem a necessidade de utilizar pele animal ou humana. Será uma oportunidade de conhecer mais sobre a técnica e colocar a mão na massa em um ambiente controlado e seguro.
-
Protótipo de localização de equipamentos médicos: é um sistema que utiliza tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para localizar equipamentos médicos dentro de um hospital. O sistema está sendo desenvolvido para rastrear a localização dos equipamentos em tempo real, permitindo que equipes de engenharia clínica e profissionais de saúde encontrem rapidamente os equipamentos necessários para o atendimento aos pacientes.
-
Apresentação de equipamentos: apresentação de equipamentos de coleta de dados em saúde, como dermatoscópios, microscópios, dados de scanners de alta resolução, etc, que são utilizados no desenvolvimento de projetos de pesquisa em informática em saúde. Os participantes poderão interagir com os equipamentos e conhecer mais sobre as tecnologias utilizadas na área.
Quinta-feira (09/10/2025)
-
Workshop: Inteligência Artificial na Saúde: tudo o que você sempre quis saber (mas não sabia a quem perguntar)
- Palestrante: Andre Pacheco
- Descrição: O workshop tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações na área da saúde. Serão discutidos os principais desafios e oportunidades na implementação de soluções baseadas em IA, bem como as melhores práticas para o desenvolvimento de projetos nessa área.
- Público alvo: o público principal são pesquisadores, profissionais e estudantes da área da saúde. Porém, estudantes da área de computação que não possuem conhecimentos prévios em IA também são bem-vindos.
- Local: auditório do CT-XIII
- Horário: 8h às 13h
- Slides: Slides
-
Minicurso: Inteligência Artificial e Redes Multimodais para Aplicações em Saúde
- Descrição: Este minicurso tem como objetivo apresentar, de forma introdutória e acessível, os principais conceitos de Inteligência Artificial e seu uso em problemas reais. Serão abordados fundamentos de redes neurais convolucionais (CNNs) para extração de características visuais, da arquitetura Transformer aplicada ao processamento de linguagem natural, com destaque para os mecanismos de atenção, autoatenção e cross-attention, fundamentais para integração de informações em diferentes contextos. Também serão discutidas técnicas de extração de texto em documentos médicos e as redes multimodais, capazes de combinar dados de imagens, textos e outros exames clínicos por meio de estratégias de atenção cruzada. O minicurso enfatizará aplicações na saúde, como apoio ao diagnóstico, análise de exames de imagem e organização de prontuários.
- Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais interessados em uma introdução prática à IA aplicada à saúde, com conhecimentos básicos de programação.
- Local: Remoto. Você receberá o link através do e-mail cadastrado na inscrição.
- Slides: Slides
Sexta-feira (10/10/2025)
-
Minicurso: Introdução à arquitetura Transformer e Visual Transformers para aplicações em saúde
- Descrição: Este minicurso tem como objetivo fornecer uma introdução à arquitetura Transformer e suas aplicações em visão computacional, com foco em problemas relacionados à saúde. Serão abordados os conceitos fundamentais da arquitetura Transformer, incluindo atenção, autoatenção e camadas de feedforward. Além disso, serão discutidas as principais aplicações dos Visual Transformers em tarefas de classificação de imagens médicas, segmentação e detecção de objetos. O curso incluirá exemplos práticos e exercícios para ajudar os participantes a entenderem como implementar essas técnicas em seus próprios projetos.
- Público alvo: alunos de graduação e pós-graduação com conhecimentos básicos de programação.
- Local: Remoto. Você receberá o link através do e-mail cadastrado na inscrição.
- Horários: 9h às 11h30
- Slides: soon.
-
Palestra de encerramento: Regras e marcos regulatórios para implantar um serviço de inteligência artificial (IA) no setor de saúde no Brasil
- Descrição: A palestra abordará os principais aspectos regulatórios e legais que envolvem a implantação de serviços de inteligência artificial (IA) no setor de saúde no Brasil. Serão discutidas as normas e diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e outros órgãos reguladores, bem como os desafios e oportunidades para a adoção de tecnologias de IA na área da saúde. Após a palestra, haverá um espaço para perguntas e respostas, além de um momento de confraternização com os participantes.
- Palestrante: Luis Souza
- Afiliação: Professor do Departamento de Informática e Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES.
- Público Alvo: qualquer pessoa que se interessa pelo tema
- Local: auditório do CT-XIII
- Horário: 14h
- Slides: Slides
Após a palestra, haverá um momento de confraternização com os participantes, com coffee break e socialização.