1 minuto(s) de leitura

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) divulgou no final do mês passado o resultado do edital N.º 02/2024 ‒ Universal de Extensão 2024. Neste edital, o Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (Life) obteve a aprovação de dois projetos, o Padtech e o AMAMENTA. Foram mais de 325 projetos inscritos e apenas 63 receberam apoio financeiro. A lista com o resultado completo pode ser encontrada neste link.

O Padtech, que já vem sendo desenvolvido dentro do Lab desde 2022, obteve o 1ª lugar na classificação da região Central-Oeste do Espírito Santo. A FAPES vai investir R$ 79.550 ao longo dos próximos dois anos, o que será importante para manter e expandir as atividades do projeto. O AMAMENTA é um projeto novo do Lab que será desenvolvido em parceria com membros do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Ele será financiado com R$ 79.000 e a expectativa é entregar um software que auxilie no atendimento relacionado à amamentação materna.

O apoio da FAPES possibilita a execução desses projetos e fortalece a inovação e a pesquisa científica no Espírito Santo. Com foco na saúde pública, essas iniciativas têm o potencial de gerar impactos positivos na qualidade de vida da população capixaba, promovendo soluções tecnológicas que melhoram o cuidado à saúde e ampliam o acesso a serviços essenciais.